Crédito: DivulgaçãoSecretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, André Bücker convida empreendedores para integrar o Pro_Move
Apresentado oficialmente na quinta-feira, 28, o Movimento Pro_Move surge para transformar Lajeado em um polo de inovação e empreendedorismo. Para além das intenções, o movimento oferece recursos por meio de editais para projetos inovadores que solucionem problemas da população da cidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, André Bücker, o primeiro edital será lançado ainda neste semestre e contemplará até dois projetos. Segundo ele, podem participar pessoas físicas e empresas já constituídas, sem restrição quanto ao setor de atuação ou município de origem.
“Será um edital totalmente aberto, sem um tema específico, para projetos que inovem trazendo soluções com resultados práticos para o cidadão de Lajeado”, afirma. Conforme Bücker, as empresas e projetos selecionados serão contratados e receberão pagamento por meio do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O secretário afirma que esse primeiro edital servirá de experiência para as próximas iniciativas. Lembra que a principal dificuldade das Startups é justamente acessar os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos, por isso ressalta a importância do Fundo Municipal.
“O município, junto com a Acil, a Univates e o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, dará o ponta-pé inicial. A intenção para o futuro é ter acesso a outros fundos de financiamento”, destaca. Segundo ele, já existem tratativas com órgãos estaduais e nacionais para buscar investimentos externos.
Como participar
De acordo com Bücker, o Pro_Move é aberto a toda a sociedade, e todos os setores estão convidados a participar das reuniões e eventos do movimento. Segundo ele, tanto Tecnovates quanto a Prefeitura estão disponíveis para ajudar e dar dicas para as pessoas e empresa que quiserem se candidatar ao edital.