Encantado busca referências em Sobral para melhorar a educação
Governo municipal foi ao Ceará conhecer a cidade com o melhor Ideb do Brasil
Crédito: DivulgaçãoComitiva de Encantado participou de seminário nacional no Ceará
O 16º Seminário sobre a Educação de Sobral ocorreu nos dias 21 e 22, no Ceará. O prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, a secretária da área, Greicy Weschenfelder, o presidente da câmara de vereadores, Luciano Moresco, e a procuradora do município, Michele Camargo, estiverem presentes no evento. Lá, eles conheceram as políticas e as práticas de educação da cidade de Sobral, que tem a melhor rede pública de ensino do Brasil. A ideia é trazer melhorias para o município.
O seminário reuniu educadores e gestores dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e de outros municípios do Ceará.
Segundo informações da Secretaria de Educação de Sobral, esse é o resultado de um ciclo de planejamentos que vem ocorrendo há mais de 20 anos. O trabalho de educação do município é desenvolvido em rede, por isso os resultados são muito similares, e o ensino tem o mesmo padrão nas escolas públicas.
Além disso, os diretores não são escolhidos por eleição ou por afinidade política, e sim por uma seleção por meio de currículo e entrevista. Eles participam de um rodízio entre as escolas, assumindo novos desafios e permitindo um novo olhar sobre a educação.
Desde o resultado de 2016, o município de Sobral, com cerca de 147 mil habitantes, consegue destaque com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do Brasil. Na última avaliação realizada, Sobral permaneceu com a colocação e ainda melhorou os resultados. Com isso, A cidade se tornou referência a municípios de diferentes.
Melhorias para Encantado
Depois de dois dias conhecendo as políticas de ensino de Sobral, o governo de Encantado quer envidar mais atenção para a educação municipal.
Segundo a secretária de Educação, Greicy Weschenfelder, o primeiro movimento está no alinhamento político tendo como prioridade o ensino público do município. Também pretendem dar suporte pedagógico para as disciplinas de português e matemática, além de desenvolver parcerias público-privadas.
“Em Sobral as escolas são muito coloridas, com cartazes e frases nas portas das escolas. Queremos trazer isso também”, explica Greicy. Como as iniciativas passam por projetos de lei, a secretaria trouxe material de suporte para implementar algumas das políticas de Sobral.
Uma das coisas que chamou a atenção de Greicy foi o sistema de meritocracia para os professores. Eles recebem o piso salarial da profissão, mas os alunos recebem quatro avaliações anuais: avaliação externa do Ministério da Educação, do estado do Ceará, e mais duas internas do município.
“Com o desempenho dos alunos, os professores são recompensado com um valor a mais no fim do mês”, explica. À longo prazo, a secretária acredita que métodos como este possam ser implementados no município e na região.