Negócios em Pauta
Indústrias do Vale recebem destaque em feira mundial
Realizada em Colônia, Alemanha, ISM 2019 reuniu as maiores marcas do setor

Quatro indústrias instaladas no Vale do Taquari participaram da Internationale Suesswaren Messe – ISM 2019, maior feira mundial de doces e snacks. Realizado em Colônia, na Alemanha, o evento reuniu mais de 38 mil pessoas de 140 países entre os dias 27 e 30 de janeiro.
As empresas Divine, Docile, Florestal e Neugebauer integraram missão promovida pela Abicab e Abimap, associações brasileiras do setor, em parceria com a Apex-Brasil. Ao todo, 17 indústrias fizeram parte do Pavilhão Brasil no evento.
De acordo com Diego Heineck, da DHEX, empresa que desenvolve e gerencia as exportações da Divine Chocolates, a indústria com sede em Encantado participa pelo segundo ano consecutivo da feira. “Começamos a consolidar nosso espaço e mostramos aos nossos clientes, visitantes e demais empresas do setor que a Divine tem um plano solido de internacionalização.”
Segundo ele, a localização mais destacada na comparação com o ano passado, obtida graças ao prêmio de melhor chocolate inovador conquistado na feira Yummex, em Dubai, resultou em um aumento de mais de 100% em atendimentos e visitas.
O resultado foi o fechamento de acordo como distribuidor para diversos países do Oriente Médio e contatos para parcerias futuras. “Estamos próximos de fechar como distribuidor para Europa e pudemos observar uma ótima aceitação de nossos produtos.”
Além de expor os doces aos mais diversos mercados internacionais, ressalta que a ISM também proporciona uma aproximação com as tendências para o futuro do mercado de doces. Destaca ainda a troca de experiência com empresas brasileiras e de outros países que já estão a mais tempo no processo de internacionalização.
Sediada em Lajeado, a Docile participa da feira como parte da estratégia de ampliação das exportações. A empresa planeja aumentar em 30% o total de produtos enviados para outros países, tendo como prioridade os mercados da Europa, África, Oriente Médio e Estados Unidos.
De acordo com o diretor de marketing da empresa, Ricardo Heineck, a participação na ISM é fundamental para alcançar esse objetivo, assim como o desenvolvimento de novos produtos com forte apelo comercial.“A ISM é a maior feira de doces da atualidade, visitada pelos maiores compradores do mundo. É ótima oportunidade para firmar novos negócios.”
Gerente de exportação da Docile, Cristian Ahlert afirma que a participação na ISM 2019 proporcionou a recepção de praticamente toda a carteira de clientes e é determinante para o crescimento da empresa em 2019. “Tivemos contatos importantes e que deverão representar, em breve, o início de negócios em novos países, em especial na América Central e Leste Europeu.”
Segundo ele, os principais destaques deste ano foram a linha de chicles com recheio e a linha de gelatinas. “Os produtos receberam comentários positivos e foram muito bem aceitos no evento”, ressalta.
Para Ahlert, o estande próprio em um dos dois principais halls da feira coloca a Docile no grupo dos grandes players mundiais do setor, tornando-se uma forte opção de compra para os importadores.
Também com sede em Lajeado, a Florestal Alimentos apresentou produtos da marca Florestal e Boavistense, além do lançamento da linha de chocolates com as marcas Hollander, Milkino e Spiks.
Outra empresa que apresentou novidades na feira foi a Neugebauer, que levou para a Alemanha os chocolates fabricados na unidade de Arroio do Meio.
Tendências do setor
De acordo com Diego Heineck, nessa edição da ISM foi possível observar uma forte tendência de procura por produtos com diminuição de açúcares, gordura e com adição de ingredientes benéficos a saúde como proteínas, cranberry e altos índices de cacau.
“Vem ao encontro da preocupação da população e dos governos com a diminuição da obesidade e ingestão de alimentos mais saudáveis”, aponta. Segundo ele, os chocolates da Divine estão alinhados com essa tendência.
“Prova disso foi o prêmio recebido na feira Yummex em Dubai, de melhor e mais inovador chocolate para nossa linha For Fit, com adição de proteína e sem açúcares”, assinala.
Os produtos feitos sob medida para consumidores individuais também foram foco da feira, assim como a preocupação com a da sustentabilidade. Doces e snacks vegetarianos e veganos, sem glúten e sem lactose, com matérias-primas naturais e cultivadas de forma sustentável estão entre as tendências mais importantes da indústria.
“Temos um potencial de exportação muito grande”
Presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca coordenou a missão brasileira que reuniu 17 empresas nacionais durante a ISM 2019.
Qual a avaliação da Abicab sobre a participação brasileira na ISM 2019?
Ubiracy Fonsêca– Essa é uma feira tradicional, da qual participo faz 20 anos. Esse ano foi muito produtivo e batemos os recordes em fechamento de negócios e em contatos para futuras parcerias. Fazemos sempre uma avaliação de faturamento e tivemos 681 contatos comerciais, dos quais 394 foram com novos clientes e novas possibilidade de países para exportação. As empresas atenderam clientes de mais de 40 países, alguns que não compravam do Brasil.
Como a foi a participação das empresas do Vale do Taquari ?
Fonsêca – As quatro indústrias, Divine, Docile, Florestal e Neugebauer, tiveram uma representação bem interessante em seus estandes. A Divine acabou se destacando devido ao premio na Yummex, em Dubai, o que rendeu a exposição como produto inovador na ISM. As demais também participaram, fecharam bons negócios, ativaram novos parceiros e confirmaram presença na ISM de 2020.
De que forma a Abicab pretende auxiliar no aumento das exportações brasileiras?
Fonsêca – Temos um potencial de exportação muito grande no país. O Brasil está entre o 3º e o 5º maior produtor de chocolates, balas e amendoins do mundo. Temos aqui cacau, açúcar, leites e um parque gráfico de embalagens muito grande. As exportações tem crescido todos os anos e hoje já enviamos produtos para mais de 100 países. Ainda em fevereiro vamos participar da feira Gulfood, em Dubai, onde se atende um público diferente da ISM. Existe uma rivalidade entre as duas feiras, e também teremos um pavilhão Brasil da Gulfood. A Abicab tem dado suporte aos nossos associados e temos uma parceria com a Apex que absorve parte do valor da participação das feiras, justamente para ampliar o volume das nossas exportações.
Quais as projeções da associação para o setor neste ano?
Fonsêca – O mercado interno é o maior foco e tem o maior percentual de produtos dos nossos associados. A maioria das empresas do setor exportam, algumas em percentuais de 25% a 30%. Mas o mercado interno é o principal. Temos grandes eventos no país, como o Anufood, que ocorre em março em São Paulo, e uma indústria de embalagens voltadas para atender o público brasileiro. As indústrias estão sempre fazendo seus perfis de mercado e buscando as melhores alternativas para atender a demanda de consumo no Brasil. Em 2018 tivemos um crescimento e a expectativa para 2019 é muito boa. A esperança é de que economia brasileira volte a crescer, assim como o faturamento de toda a cadeia produtiva do setor.
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