Programa homenageia 21 parceiros de escolas públicas
Escola Melhor, Sociedade Melhor aproxima empresas dos colégios públicos
Crédito: Matheus ChapariniParceiros de escolas públicas foram homenageados ontem durante cerimônia na câmara de vereadores de Lajeado
Empresas, instituições e cidadãos que fizeram parceria com escolas da região receberam os certificados em evento na câmara de vereadores ontem à tarde. Foram 21 homenagens a participantes do programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, da Secretaria Estadual de Educação em 2018.
A Escola Estadual de Ensino Médio Nova Bréscia tem dez parceiros atuando. O colégio aderiu ao programa logo no início, em 2015, mas colocou em prática somente este ano.
A vice-diretora, Vanessa Vian, explica que são realizados desde serviços de manutenção, como capina e pintura, até monitoria da biblioteca e serviços de design para divulgação de atividades da escola. “São pais, avós, ex-alunos, alunos da graduação, pessoas que voltam para a escola para prestar algum serviço voluntário”, afirma.
A iniciativa está presente também em Cruzeiro do Sul, Encantado e Lajeado.
“Incentivo é o marketing”
Dinalva Mendonça, coordenadora do programa, explica que o programa não oferece isenções fiscais aos doadores e que o incentivo é o marketing. “Não queira um professor falando mal de alguma empresa. É como fogo de artifício, vai longe. Então qual empresa não vai querer fazer parceria?”, questionou.
A coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, convidou os diretores de escolas a abrirem o coração e defendeu a importância da iniciativa privada nas escolas públicas. “Precisamos que os empresários olhem para nós, juntos podemos fazer por nós.”
O cadastramento e prestação de contas é feito pelo sistema ISE, da Seduc. De acordo com a coordenação do programa, as informações não são cruzadas com as da Secretaria da Fazenda. Mesmo empresas com dívidas com o Estado podem participar.
O programa
Instituído pela Lei nº 14.734, o programa tem como objetivo fazer um grande mutirão de recuperação dos prédios escolares. Empresas e pessoas físicas podem doar recursos materiais, livros e equipamentos, patrocinar conservação e reforma, entre outras doações.
Em contrapartida, os doadores podem divulgar suas marcas nas escolas e usar as ações em campanhas publicitárias.
Em fevereiro, o governador José Ivo Sartori recebeu duas grandes parcerias da iniciativa, as multinacionais de tabaco Phllip Morris e Japan International Tobacco, que desenvolveram projetos de energia fotovoltaica em instituições de ensino.
Números 2015 a 2018
Região da 3ª CRE
– 43 escolas cadastradas
– 5 escolas beneficiadas
– 21 parcerias firmadas