Marca Bellavista é baseada na bebida criada por Emílio Kirst, fundador da empresa
Aos 81 anos, Nelson Eggers subiu ao palco da convenção de funcionários da Fruki com a serenidade de quem acabava de completar um sonho. Presidente da companhia fundada em 1924 pelo avô, Emílio Kirst, Eggers cultivou por mais de 50 anos o desejo de fabricar cerveja.
Convertida em festival de lançamento da marca Bellavista, a convenção ocorreu sábado em Campo Bom, na cervejaria Imigração, fábrica onde a cerveja da Fruki é produzida. Centenas de pessoas participaram do evento, que teve entre as atrações shows com as bandas Acústicos e Valvulados e Nenhum de Nós.
O nome Bellavista é inspirado no passado da companhia. Criado pelo fundador da Fruki, remete à beleza dos arredores da primeira fábrica, na então vila Bela Vista, em Arroio do Meio. De acordo com Eggers, o projeto teve como base o mesmo livro de receitas utilizado por Kirst, escrito em alemão gótico no ano de 1875.
Com o livro em mãos, a empresa contratou o mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, formado pela Doemens Academy da Alemanha e diretor do Instituto da Cerveja. O resultado do trabalho foram cinco tipos da bebida, produzidos com matéria-prima de alta qualidade e malte importado da Alemanha.
São quatro tipos especiais: Ipa, Blonde Ale, Witbier e Weiss, hoje produzidas em Campo Bom em garrafas de 500ml. Fabricada pela Inab em Toledo (PR), a cerveja Premium Lager estará disponível em latas de 350ml, 473ml, garrafas de 600ml e long necks.
A produção será terceirizada até a conclusão da nova fábrica da Fruki. Em construção em Paverama, a planta tem conclusão prevista para 2022 e é fruto de um investimento de R$ 200 milhões.
O lançamento oficial da Bellavista será durante a 37ª Expoagas, que ocorre entre os dias 21 e 23 na Fiergs, em Porto Alegre. A intenção é colocar o produto no mercado gaúcho e catarinense logo após o evento.
História preservada
De acordo com Eggers, ao assumir a empresa, ele fez questão de preservar o registro da marca Bellavista. Lembra que a cerveja parou de ser fabricada nos anos de 1940, com o ingresso das grandes empresas nacionais no mercado gaúcho.
“Meu avô foi genial, conseguiu fazer uma boa cerveja, mas foi engolido pelas grandes empresas da época porque não tinha estrutura para competir”, afirma. Segundo Eggers, desde o ingresso na empresa, há 59 anos, ele cultiva o sonho de retomar a produção de cerveja.
Marca criada em 1924, a Bellavista teve registro preservado visando a retomada da produção de cervejas
Conforme o presidente da Fruki, o olhar para o passado se uniu à meta de fazer uma cerveja de qualidade internacional, que não ficaria atrás das melhores marcas europeias. “Buscamos matérias-primas exclusivas e os melhores profissionais.”
Diretor de Marketing da empresa, Júlio Eggers afirma que a recriação da Bellavista foi um dos projetos mais desafiadores da Fruki. Segundo ele, a proposta foi apresentar um produto baseado nas necessidades do consumidor.
“Buscamos os melhores parceiros para lançar uma marca com personalidade, que nos emociona, pois traduz exatamente o que acreditamos como organização”, afirma. Conforme o diretor, nos próximos dias, a empresa fará uma ação inédita em parceria com os consumidores.
Conquista compartilhada
Para a diretora administrativa e de RH da Fruki, Aline Eggers, a cerveja é o produto que faltava no mix da empresa. Lembra que a produção foi pensada nos mínimos detalhes, desde os ingredientes passando pelas embalagens e a estratégia de comunicação.
“Não economizamos em horas de trabalho e pesquisa para que o produto ficasse realmente campeão”, aponta. Segundo ela, todos os integrantes da empresa, seja diretores ou funcionários, estão muito orgulhosos de fazer parte desse marco para a história da companhia.
Para o supervisor de vendas Elias Ricardo Feil, 25, que trabalha na Fruki faz seis anos, o lançamento foi um momento único, diante da expectativa criada em torno da fabricação de cerveja. “Estávamos esperando o momento de ter a nossa própria cerveja. Vamos dar o nosso melhor para estar presente em cada ponto de venda para que todos possam beber a Bellavista.”
Supervisor de produção, Jonas Rafael Alves, 32, trabalha faz 12 anos na Fruki. Para ele, o lançamento da Bellavista foi um dos momentos mais emocionantes da trajetória profissional.
“Eu olhava para os lados e as pessoas estavam com os olhos brilhantes. Todos estavam emocionados, o senhor Nelson, a Aline, o Júlio Eggers e até o mestre cervejeiro”, destaca.
Para Nelson Eggers, a criação da cerveja é uma conquista que deve ser compartilhada com todos.
“É impressionante como temos uma equipe coesa. Eu gostaria que cada um pudesse trabalhar por 59 anos na empresa, como eu”, afirmou. Eggers também anunciou os planos para a sucessão familiar da Fruki. Ele deixará o cargo de presidente em 2019, quando Aline assume por um período de 15 anos. Em seguida, será a vez de Júlio assumir o comando da empresa, também por 15 anos.
Um orgulho, não só para Lajeado mas para o Brasil, parabéns .