Um momento especial para alunos de diversas faixas etárias. Em voga, o processo criativo
Crédito: Gisele FeraboliA Univates promoveu ontem um dia dedicado à criatividade. Com mais de 40 atividades, estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas tiveram contato com acadêmicos e professores da universidade do Vale
Mais de 40 atrações foram desenvolvidas por alunos, professores da Univates e por artistas regionais, durante a segunda edição do Arte na Universidade.
O propósito do evento é educar para a cultura e para o desenvolvimento de um olhar estético, sensível e perspectivista voltado ao mundo contemporâneo. Durante a programação, oficinas de criação tridimensional, fotolivros, grafite, colagens, dança, teatro e música foram as atividades desenvolvidas.
À noite também houve, no Teatro Univates, recital de alunos da Escola de Música Josélia Jantsch Ferla e o espetáculo A História de Nós Dois, do Grupo de Teatro da universidade. Além disso, intervenções exploraram a realidade virtual e atividades interativas que buscaram a reflexão sobre ações do dia a dia e processos de produção.
O arquiteto e professor do Colégio Teutônia, Waldo Luiz Costa Neto, 38, participou do evento. “Já conhecia as estruturas infláveis, mas nunca tinha participado da oficina na prática. Isso vai me ajudar a conseguir experiência para criar ambientes interativos para projetos de arquitetura e também para a escola”, comenta.
Estruturas infláveis fantásticas são montadas por participantes de uma das oficinas
Ele participou da oficina Estruturas Infláveis Fantásticas ministrada pelos professores de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Arioli Heck e Fernanda Antônio.
Conforme Heck, é utilizado um plástico especial, em que cada parte recortada no tamanho desejado é sobreposta a outra e, em seguida, é usado ferro de passar roupa quente criando, assim, uma espécie de solda e dando a forma que se deseja. Após, os objetos são inflados com ventiladores de uso doméstico.
Tridimensional
Outra oficina foi a Interarte: Oficina de Criação Tridimensional. Graduandos e 21 estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo participaram. A atividade de construção de modelagem de objetos tridimensionais é feita com a reciclagem de materiais como jornal, papel craft, fita adesiva e cola caseira.
“Gosto de fazer atividades em grupo. Já conhecia essa técnica. Hoje montamos um urso panda”, diz o aluno Lorenzo Ficht Petrini, 10.
Trabalho em equipe junta criatividade e transforma jornais em personagens infantis Crédito: Gisele Feraboli
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Margarete Conrad, os estudantes se interessam por esse tipo de atividade. “Eles gostam muito, pois é um trabalho diferenciado. Eles colocam suas opiniões para chegar a um consenso. É uma oportunidade muito interessante de se trabalhar em sala de aula juntando a leitura de livros e a confecção de personagens”, comenta.
“O objetivo é a troca de vivências, de experiências e de afeto. A técnica também estimula a construção de obras de arte com baixo custo”, destaca uma das coordenadoras da oficina e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Simone Heineck Tavares.